SEO – Search Engine Optimization

A sigla SEO são as iniciais de Search Engine Optimization, traduzindo: Otimização para Motores de Pesquisa.

SEO – Search Engine Optimization é um conjunto de práticas aplicadas aquando do desenvolvimento de web sites, com a finalidade de tornar a estrutura, o layout e o conteúdo do site útil e atrativo para os usuários. Essas práticas automaticamente, levam o site a ser elegível pelos motores de pesquisas, que o apresentam em seus resultados de buscas.⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀
Os pilares do SEO são: SEO On-page e Off-page, Conteúdo .⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

– SEO On-Page passa por criar um layout intuitivo, estrutura de código otimizada e velocidade no carregamento das páginas. Cada ítem tem diversos pormenores e sub-ítens, é importante saber que são todos fundamentais para que seu site tenha um nível de produtividade aceitável.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– SEO para Conteúdo consiste em produzir conteúdo relevante para o seu público e ao mesmo tempo utilizar palavras chaves substanciais, tanto dentro do texto, como em imagens, vídeos e todos os componentes nomeáveis que
façam parte da página. Essa técnica, leva os motores de buscas a encontrarem seus conteúdos e entregarem-no aos usuários que o pesquisem.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– SEO Off-page é como o próprio nome o diz, mecanismos usados do lado de fora do site, mas que o envolve e o menciona, através de links, que são os backlinks. Esse é um fator determinante para a qualidade e reputação do seu site diante
dos motores de pesquisas. A qualidade desses backlinks também são analisadas, como agentes que classificam a autoridade do seu site na Web.

Você precisa criar seu site para benefício dos usuários, otimizar, para cada vez mais melhorar a experiência deles. Um desses usuários é o mecanismo de pesquisa, que ajuda outros usuários a descobrir seu conteúdo. Com SEO, você ajuda esses mecanismos de pesquisa a entender e apresentar seu conteúdo.

O processo de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) dá-se com a realização dessas pequenas modificações no site. Essas mudanças têm o poder de gerar grandes resultados na pesquisa orgânica, uma vez que são essenciais para a perfeita comunicação com os algoritmos de pesquisa.

De acordo com um estudo realizado pela BrightEdge, o tráfego orgânico domina 73% do tráfego dos sites de serviços empresariais e 51% das pesquisas de todos os sites. Ou seja: VALE A PENA INVESTIR EM SEO.

O Google e todos os outros motores de buscas querem entregar o melhor conteúdo ao usuário. Esse é o objetivo dos motores de pesquisa: Entregar com maior exatidão o que o usuário pesquisa.

Todas as ações dos motores de busca convertem para satisfazer a pesquisa do usuário. E como isso acontece?

Vamos por partes:

  • Como funcionam os motores de buscas mais utilizados?
    • Os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estão em constante evolução com um objetivo: alcançar a perfeição para os resultados da pesquisa, e os fatores relevantes para esses resultados são:
    • SIGNIFICADO
    • RELEVÂNCIA
    • QUALIDADE
    • USABILIDADE
    • CONTEXTO

SIGNIFICADO – Os motores de buscas relacionam a palavra com a intenção e considera também a sua localização para apresentar o resultado de pesquisa de acordo com o que você realmente precisa. Por exemplo, se você pesquisa por “mudar brilho do laptop”, mas o fabricante escreveu “ajustar brilho do laptop” o sistema vai reconhecer que você está a pesquisar pelo conteúdo do fabricante do laptop….outro exemplo é quando você pesquisa por produtos ou serviços que podem ser comercializados em lojas locais, o sistema apresenta-lhe automaticamente, no topo da pesquisa, comércio e serviços locais mais próximos.

RELEVÂNCIA – Quando as palavras chaves ou termos pesquisados são exatamente os mesmos que contém no seu site, isso torna-se muito relevante para a pesquisa, o que leva os algoritmos dos motores de busca a analisar se o conteúdo da página, está de acordo com as palavras em questão. Ou seja: os sistemas usam aprendizado de máquina para verificar se o seu conteúdo trata realmente do conteúdo referente as palavras chaves pesquisadas. Por isso é ão importante as práticas de SEO de Conteúdo.

QUALIDADE – Um dos principais fatores de classificação para a qualidade dos sites são os backlinks. Backlinks são links externos que apontam para dentro do seu site. Para garantir a qualidade do seu site, esses backlinks também são analisados, a fim de apresentar o melhor conteúdo ao usuário. Ter sites que apontam os seus artigos ou páginas como referência, eleva a autoridade do seu site para os mecanismos de pesquisas, o que influencia inclusive no valor dos seus anúncios pagos.

USABILIDADE – Quando os conteúdos são semelhantes, a usabilidade é um dos fatores que determinam o raque de pesquisa. Otimização mobile, velocidade de carregamento da pagina tempo de permanência do usuário é importante.

CONTEXTO – O algoritmo leva em consideração a localização do usuário, seu histórico de pesquisa recente e atividades anteriores como compras ou downloads, para exibir resultados de pesquisas eficientes. Então, otimiza teu site com informações reais e relevantes para ter êxito junto ao público que te interessa.

Deixe um comentário

Eviar Msg WhatsApp
1
Olá, posso ajudar?