Porque preciso de um site?

Porque preciso de um site?

Outubro 4, 2021 Blogue 0
porque devo ter um site

Se você tem uma empresa, presta serviços, ou vende algo, com certeza, nesse exato momento há potenciais clientes à sua procura na internet.

Porque, 85% dos internautas usam os motores de pesquisa todos os dias, de acordo com o site Marketeer;

 43% usam esse recurso para pesquisar sobre produtos ou serviços que pretendem adquirir;

44% das pessoas que compraram pela internet nos últimos 12 meses tinham entre 16 e 74 anos;

70% dos jovens entre 18 e 24 anos fizeram compras online nos últimos 6 meses e desses, só 16% consideram voltar a ter lojas físicas como local preferencial para compras;

39% das pessoas que efetuou compras online gastou entre 100 e 500 euros;

um site é uma loja aberta

Um site é o seu estabelecimento open space na internet 24/7. 

Faça promoções, ofereça conteúdo relevante, simuladores para seus serviços, produtos e muitas outras funcionalidades que serão analisadas e definidas no início do desenvolvimento do web site.

Nesse artigo, você entenderá um pouco mais sobre:

Tipos de Sites
Estrutura e Componentes para web sites
O que é DOMÍNIO de site
Alojamento de Web Sites
As fases de desenvolvimento de um web site
Os principais tópicos para a manutenção de um site
Quais as principais métricas de acompanhamento de um site

Tipos de Site:

Tipo de Site: Institucional – Esse é um site para empresas que não realizam venda online e estabelece o seu espaço na web com informações consistentes, com ele, vamos apresentar o seu negócio, desde produtos, serviços, conceito, missão, história, departamento de candidaturas, equipa de trabalho, clientes e todas as características relevantes para que haja um bom posicionamento diante de clientes e fornecedores.

Ao realizar o Briefing, definimos o conceito da marca, todas as páginas e recursos necessários para proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Esse tipo de site, recebe muitas visitas de clientes que querem conhecer a marca e têm interesse em adquirir o seu tipo de produto ou serviço. É normal solicitarem contato através do chat online, whatsapp ou até mesmo pelo formulário de contato que o direciona para o e-mail.

Se a sua empresa precisa estabelecer-se com credibilidade no mercado, um web site é essencial para gerar bons negócios e relacionamentos com novos clientes.

QUANTO CUSTA UM SITE INSTITUCIONAL:

Esse normalmente é um projeto de médio a grande porte e o seu custo depende de todos os recursos a serem usados no mesmo.

criar um blog

Tipo de Site: Blog

O blog dá uma sensação de algo informal e despretensioso, porém, na prática, é um tipo de site usado para gerar a maioria da receita para quem vive de internet, seja com anúncios ou algum sistema de venda interno.

A principal característica de um blog, é que ele funciona como uma revista online, que traz novas publicações frequentes, independente do tema.  

Existem diversas plataformas gratuitas, onde pode-se criar um blog, assim como também você pode registar seu domínio próprio e torná-lo com aspecto muito mais profissional e 

independente.

O blog também é usado  para atrair visitantes ao seu site. Essa é uma ferramenta cada vez mais usada por pequenas e grandes empresas, como uma forma de demonstrar a autoridade que se tem em determinado nicho de mercado ou determinadas áreas profissionais.

Um dos segredos para o sucesso de um blog é ter novos conteúdos com frequência e que seja de fácil leitura, mais propriamente, que tenha aspeto não poluído, a fim de tornar a leitura agradável, como o Lifehacker por exemplo, que tem uma média de 21 milhões de visitantes únicos mensais.

O título do seu artigo deve ser uma introdução ao seu conteúdo, exemplo de sucesso para isso, o Business Insider é um site de notícias com mais de 78 milhões de leitores todos os meses.

O apelo visual deve ser tão importante quanto o título, pois o  cérebro humano processa imagens e vídeos  60 mil vezes mais rápido do que texto, logo, a imagem ou vídeo que vai apresentar o seu artigo deve fazer parte de tudo o que você vai expor

QUANTO CUSTA UM BLOG:

Relativamente mais barato que o site institucional, os blogs têm estruturas básicas, que serão preenchidos com conteúdo ao longo do tempo, por isso, seu maior custo será o de manter a frequência e otimização do seu conteúdo.

site basico uma página site one page

Tipo de Site: One page

É um site que concentra todas as informações em uma única página. Traz um conceito imediatista e dinâmico para a navegação. 

O site One Page costuma ser uma ótima opção para profissionais liberais ou empresas que querem abreviar suas informações, tendo em consideração, que mesmo com  muitas informações, nunca será tão extenso quanto páginas exclusivas para cada conteúdo, pois, sua linkagem é para dentro de uma mesma página, o que o torna também mais leve e rápido.

Ótimo para land pages e promoções de produtos, satisfaz ações de marketing com land pages e captação de leads.

QUANTO CUSTA UM SITE ONE PAGE:

Sua estrutura única e simplificada, possibilita ao site One Page ter um custo reduzido em comparação ao preço de sites com diversas páginas. 

criação de portal da web

Tipo de Site: Portal Web

Um portal é um web site desenvolvido para suportar conteúdos e páginas de diferentes origens, com diversas finalidades.

Existem diversos tipos de portais, e suas finalidades são inúmeras, como por exemplo, o portal das páginas amarelas, onde você pode criar sua própria página para estabelecer seus serviços e produtos,  o portal sapo.pt, que é uma plataforma de informações, notícias e classificados, ou os sites de grandes bancos,  indústrias e hospitais, que são usados como plataformas de conexão de dados. 

Devido ao grande tráfego nesse tipo de site, ele deve ter sua estrutura projetada para suportar tanto o volume de dados inseridos, como o volume de tráfego em suas páginas.

QUANTO CUSTA UM PORTAL WEB:

Portal Web é um projeto de grande porte, com recursos muito mais avançados que um site comum, o custo de desenvolvimento de um portal pode oscilar consoante às definições da sua estrutura, porém é normal que seja de 5 a 10 vezes mais elevado que um site institucional.

Tipo de Site: E-Commerce

development e-commerce

O comércio eletrônico cresce avultadamente, os portugueses compram cada vez mais online e os sites de comércio eletrônico tiveram um aumento substancial nos últimos meses, com mais de 4.8 milhões de clientes, o que representa 56,8% das pessoas com mais de 15 anos de idade em Portugal Continental.(dados da Marktest).

Ter uma loja online é algo inevitável, se você trabalha com venda de produtos, o que torna essa opção cada vez mais popular, e nesse caso, quanto maior a procura, maior a oferta, pois, uma vez que torna-se um modelo de web site muito solicitado, temos também formas de automatizar seu desenvolvimento, para torná-lo mais rápido e eficiente. 

QUANTO CUSTA UMA LOJA ON LINE:

O custo do projeto da sua loja virtual, vai oscilar de acordo com os recursos necessários para o seu tipo de negócio, de acordo com o tráfego que a loja terá e o volume da  base de dados.

Qual a estrutura e componentes para um  Web Site?

Sites com trafego organico

1º – Domínio

2º – Alojamento

4º – Construção

5º – Manutenção 

6º  Divulgação

7º – Análise e ajustes das métricas

O que é um domínio de site?

o que é dominio de um site

Domínio é a nomeação do seu endereço na internet, como se de uma tradução se tratasse, 

pois os web sites são localizados por sequências de números IP, que são os endereços dos 

computadores conectados à internet, porém,

para facilitar a memorização e a comunicação, cada sequência de IP’s têm 

um nome, ao que chamamos domínio da internet.

Ou seja, o nome do seu site, é o seu domínio na internet.

Assim como, ao iniciar um negócio, loja, ou escritório, você o nomeia para facilitar a comunicação e o marketing com seus clientes, também na internet, deve-se ter um nome, que é definido por “domínio”.

Cada domínio tem seu TDL, que é o último segmento de um nome de domínio, o qual surge depois do ponto final, e é o acrônimo utilizado para descrever Domínio Top-Level. 

Por exemplo: patriciaprado.com

o que é TDL de dominio

Existem diferentes TLD’s de domínio, os mais usados são: 

.com

.net

.eu

.org

.pt

.com.pt

Alojamento de Web Sites

O QUE É ALOJAMENTO DE SITE

Alojamento de sites é o serviço prestado por empresas que detêm servidores/computadores com estrutura física e virtual  para manter seus dados(textos, imagens, vídeos, áudios, arquivos em geral) em segurança e estáveis. A essas empresas, chamamos Provedores.

Todo website fica alojado em um provedor de internet. 

Paga-se um determinado valor pelo espaço que o seu site utiliza, assim como, todos os recursos que esse site necessita. 

Existem diversos tipos de alojamento:

Grátis, compartilhado, Servidor Virtual (VPS), Hospedagem em Cloud, Co-location, Streaming.

A definição do tipo de alojamento para o seu site é determinada pelo volume do tráfego e dos dados que irá utilizar, no que para a maioria dos projetos, é utilizado o alojamento compartilhado.

Como agora, você já sabe um pouco mais sobre web sites, domínios e alojamentos web, vamos à um resumo sobre o desenvolvimento de web sites…

criação de site

DESENVOLVIMENTO DE SITES

Um processo com várias fases

Um termo muito usado, é “construção de web sites”, isto porque, a criação de sites, assemelha-se à construção de um edifício.

O básico, para desenvolver e manter um site, na ordem que está exposto abaixo é:

Briefing/Análise do conceito da empresa

Definição de páginas e funcionalidades requeridas

Pesquisa de palavras chaves e linguagem da sua persona

Desenvolvimento do layout/maquete

Criação do conteúdo 

Revisão UX, SEO e funcionalidades

Indexação nos motores de busca e configuração do Google Analytics, etc

Definir a manutenção do site

É importante que seja definida a frequência da manutenção do site, de acordo com as necessidades da empresa.
É fundamental estabelecer quem irá realizar a manutenção do site.

como divulgar meu site

Definição do ciclo de produtividade do site:

Divulgação

Criação de blog e conteúdo – gerar conteúdo otimizado com SEO

Redes Sociais – Analisar em quais redes sociais está o público alvo

Criação de Land Page

Envio de Newsletter

Remarketing

Google Ads

Anúncios nas Redes Sociais

Por último e tão ou mais importante quanto…

ACOMPANHAMENTO, ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO DAS MÉTRICAS

trafego organico

Essas são as principais métricas para um site:

Tráfego de visitantes únicos

Visualizações de página

Taxa de rejeição

Tempo na página

Duração média da sessão

Fluxo de comportamento

Taxa de conversão

Taxa de abandono do carrinho

O acompanhamento e a implementação dessas métricas é fundamental para o sucesso do seu site. Veja aqui as principais ferramentas de acompanhamento de métricas para o seu site.

Eviar Msg WhatsApp
Olá, posso ajudar?