Marketing Digital

Explore os 3 Pilares do Marketing Digital

Marketing Digital é o conjunto de ações de marketing que se realiza na internet, telefonia móvel e outros meios digitais. 

Cada setor de atividade tem a sua estratégia.

O diagnóstico de público alvo, nos leva a realizar planos específicos para cada empresa. O objetivo é  evoluir de acordo com o passar do tempo, pois, quanto mais campanhas de marketing realizamos, mais dados de performance temos para otimizar os anúncios e assim, sucessivamente.

A seguir, conheça os 3 pilares do Marketing Digital que estaremos a explorar nesse artigo.

Marketing de Conteúdo

  • Conteúdo atraente para os motores de pesquisa e público
  • Agradável para leitura
  • Com a linguagem adequada para o seu tipo de público
  • Compartilhável

Redes Sociais

  • Gestão de Redes Sociais 
  • Quais Redes Sociais usar

Marketing de Busca

  • SEM  (Search Engine Marketing) – Estratégia de marketing digital para motores de pesquisa
  • TRÁFEGO ORGÂNICO
  •  SEO (Search Engine Optimization) – Pesquisa com resultados orgânicos
  • TRÁFEGO PAGO

Philip Kotler é considerado o pai do marketing denomina marketing como “processo social por meio de pessoas e grupos de pessoas satisfeitas em termos de desejos e necessidades de criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços com outros”

Marketing de Conteúdo

Marketing de contéudo, é tudo o que você produz para atrair seu público. Seja um texto para blog, post para redes sociais, vídeo para Youtube, podcast, e-mail marketing, ou em qualquer outro formato, você estará produzindo conteúdo. 

Esse conteúdo, nos traz potenciais clientes, que pesquisam nos buscadores na internet(Google, Bing, Yahoo, Buscadores dentro das redes sociais como youtube ou instagram).

Existem alguns parâmetros a serem seguidos, para que o seu conteúdo seja atrativo para os motores de pesquisa, e também encontrado pelo usuário. 

Conheça a seguir algumas diretrizes que podem fazer a diferença para o seus artigos e páginas serem encontrados pelos usuários na internet.

marketing de conteudo

CONTEÚDO ATRAENTE PARA OS MOTORES DE PESQUISA E PÚBLICO

O conteúdo deve seguir uma hierarquia em Linguagem HTML para os robots de pesquisa e ao mesmo tempo, comunicar de forma atraente do que se trata o conteúdo. Uma das formas de ter sucesso aqui, é usar um planeador de palavras chaves, pois com ele, vamos ter quais palavras são pesquisadas, assim, como a quantidade de pesquisas pagas e orgânicas, o valor pago por cada palavra e quais sites estão a investir com anúncios e conteúdo para essas palavras. Se você quer saber mais sobre planeadores de palavras chaves, acesse aqui um artigo completo sobre os principais planeadores de palavras chaves gratuitos e pagos.

CONTEÚDO ATRAENTE PARA LEITURA – Desenvolver o artigo de modo que o usuário encontre é:

  • Criar um título atraente, com palavras que são pesquisadas;
    O enunciado do artigo deve conter os tópicos que serão desenvolvidos ao longo do artigo,caso contrário, o usuário vai para outro site e isso aumenta a taxa de rejeição.
  • O artigo deve explorar tudo o que faz parte daquele assunto.

 

CONTEÚDO COM A LINGUAGEM ADEQUADA PARA O SEU TIPO DE PÚBLICO

  • Independente de que tipo de linguagem você usa, sejam vídeos, texto, podcasts, ou postagens de média, esse conteúdo deve usar a linguagem que o seu público compreenda, de acordo com o  nível de conhecimento que ele tem, quer se trate de um público iniciante, avançado ou especialista, você deve ter isso em questão, quando passar pela fase do diagnóstico do Planejamento do Marketing Digital, pois aqui também está em questão os objetivos do seu público ao realizar uma pesquisa, se é pessoal, profissional, se trata-se de saúde, lazer, família, etc.
  • De acordo com o objetivo da pesquisa do seu público, você também vai determinar o call to action que ele procura, ou que você espera que ele faça, seja fazer uma compra, especializar-se com um curso, assistir um vídeo ou até mesmo enviar uma mensagem, porque existe um objetivo em cada pesquisa, de acordo com cada fase do funil de vendas.

 

CONTEÚDO COMPARTILHÁVEL

  • Torne seu conteúdo compartilhável, ao criar empatia e relacionamento com o usuário, com ícones de compartilhamento visíveis, um convite para compartilhar, um incentivo, ou recompensa, isso vai ajudar no seu objetivo final.

Redes Sociais - Gestão de Redes Sociais

O objetivo principal de uma empresa dentro das redes sociais deve ser RELACIONAMENTO. 

Para ter êxito nas Redes Sociais, devemos:

  • Publicar com frequência;
  • Relacionar-se, seja, com uma enquete, através dos stories ou comentários, que devem ser sempre respondidos (e há alguns setores de atividade, que os comentários, mesmo que não estejam a solicitar atendimento, se respondidos por mensagem, geram vendas).
  • Posts emocionais resultam muito bem, exatamente pela natureza das Redes Sociais, então, vamos estar atentos porque a sua audiência busca por interação.
  • Gerir Posts, Stories, Vídeos e Anúncios;
  • A criação de conteúdo ou posts deve responder ao que o seu público precisa, quer sejam serviços ou produtos.
  •  Posts que sejam úteis, têm conteúdo relevante, e podem ser elaborados em forma de Imagem/copy ou stories ou vídeos;

  • O formato dos posts com engajamento variam de rede para rede, segue abaixo, à lista dos formatos que mais engajam e suas respectivas redes sociais.

Formatos de postagens que tem melhor performance

Instagram:
1 – Vídeo
2 – Carrossel de fotos
3 – Guias e tutoriais passo a passo
4 – Frases inspiradoras,
5 – Fotos chamativas
6 – infográficos

Facebook:
1 – Dicas. …
2 – Temas em alta. …
3 – Imagens. …
4 – Vídeos. …
5 – Posts com links. …
6 – Citações. …
7 – Perguntas

Qual Rede Social?

A melhor Rede Social para você é aquela que você consegue produzir conteúdo.


Se você gosta de escrever, é blog, se tem facilidade de produzir vídeos, sua rede é o Youtube, se gosta de postar fotos, investe no instagram…
Esses são parâmetrs para iniciar o processo de produção de conteúdo.


Saiba que é necessario ampliar as estratégias para alcançar mais pessoas, por exemplo, ter seu proprio site, pois ele torna-se o eixo das suas ações de social media, pois a partir do site, vc usa estratégias para distribuição
de conteúdos.
Entenda em quais redes vc tem algoritmo, por causa da entrega, como facebook e instagram.


É importante usar estratégias que não usam algoritmo, como e-mail marketing e telegram, para conseguir distribuir melhor o conteúdo, analise então, onde você tem o controle, como um site próprio e do que é compartilhado,
como redes socias.


Estabeleça-se gradativamente, para que seus resultados sejam sólidos.

Marketing de Busca

SEM – (Search Engine Marketing) é toda estratégia de marketing digital que tem como objetivo ser resultados para os motores de pesquisa da internet.
SEM está dividido em tráfego orgânico e tráfego pago.

O objetivo é usar técnicas que potencializam os resultados junto aos motores de pesquisas, como Google, Bing, Yahoo e também, dentro das Redes Sociais, cada uma tem seus parâmetros para  pesquisas.

Tráfego Orgânico

SEO (Search Engine Optimization) - Pesquisa com resultados orgânicos

SEO é um conjunto de técnicas que preenchem os requisitos dos robots de pesquisa, para otimizar a exibição do conteúdo de um web site.


Essas técnicas são aplicadas On Page ou Off Page, com o mesmo nível de importância.

seo search engine optimizaton

SEO On Page é tudo o que você faz dentro do site.
Os web sites são escritos por um código, que é o conteúdo lido pelos robots de busca. 

Esse conteúdo é interpretado por esses motores de busca, de acordo com o que é apresentado, por essa razão, existem regras que facilitam essa leitura, como:

  • Hierarquia do código – Títulos(H1, H2, H3…), subtítulos e conteúdo com as palavras chaves corretas;
  • Use tags de metadescrição diferente para cada página ;
  • Use sua Palavra-chave principal uma vez nas primeiras 150 palavras do texto;
  • Dados estruturados;
  • Incluir palavras chaves no URL
  • URL’s curtos
  • Se possível, a palavra-chave principal deve vir antes do título;
  • Otimize o site para taxa de cliques
  • Otimize as imagens
  • Use sinônimos da sua palavra-chave;

SEO Off Page
Use Links externos – A linkagem externa, informa aos robôs de pesquisa que seu site é útil para outros, além de tornar você autoridade diante da comunidade online.

Links Internos – O uso de várias páginas e artigos interligados, torna seu site dinâmico e aumenta o tempo que o usuário permanece no seu site.

Criar links internos é uma forma de fazer seu conteúdo ainda mais valioso.

 

Tráfego Pago

Investir em anúncios, ajuda a melhorar a reputação do seu site, porque este terá mais tráfego, além de consequentemente gerar mais vendas.

TRAFEGO PAGO

Existem duas opções para você pagar pelos seus anúncios dentro do Google ADS, e a ordem em que os anúncios são exibidos é estabelecida por leilão, de acordo com a qualificação do anúncio para a pesquisa e de quem pagar mais: CPC (Custo por Cliques) e CPM (Custo por Mil Impressões)

CPC (Custo por clique)

  • Manual – você determina o valor máximo que quer pagar por clique, e exibe o anúncio todas as vezes que sua palavra for pesquisada, isso significa que o seu anúncio será exibido mesmo quando as hipóteses de cliques forem pequenas, lembrando que o algoritmo é quem classifica o seu indice de qualidade para definir a posição que você vai ficar na SERP (Página de resultados do mecanismo de pesquisa)
  • Maximizar Cliques – essa estratégia tem o objetivo de entregar mais cliques dentro do orçamento estipulado e ela exibe o seu anúncio, sempre que você estiver qualificado para o leilão, o algoritmo analisa quais as hipóteses de cliques, de acordo com a qualificação do anúncio para a pesquisa e define sua posição na SERP (Página de resultados do mecanismo de pesquisa)

CPM (Custo por Mil Impressões)

  • Você paga a cada 1.000 vezes que o seu anúncio é exibido, essa estratégia é muito usada quando a empresa quer aumentar notoriedade, ou seja, o Google vai analisar seu índice de qualidade e vai exibir seu anúncio com o objetivo que você seja visto.

 

Por ser um assunto tão extenso, estaremos sempre a atualizar esse artigo e a publicar mais artigos relacionados a este, então, inscreva-se em nossa newslleter para receber nossas novidades.

Deixe um comentário

Eviar Msg WhatsApp
1
Olá, posso ajudar?